domingo, 30 de dezembro de 2012

Adeus ano velho.

Hoje é 30/12. Falta apenas 1 dia para o término de 2012. 
Sempre que um momento especial se aproxima, olhamos para trás e buscamos pelo que falta para seguirmos em frente. Seja na véspera de prova, na véspera da tão sonhada viagem, na véspera de uma apresentação para a banca de mestrado, na véspera de nascer um filho, na véspera do casamento, etc.
E hoje como véspera de um novo ano, se você ainda não fez a retrospectiva de seu ano, aproveite pois ainda dá tempo. Procure lembrar de tudo o que planejou e realizou. Do que deu certo ou nem tanto. Do que planejou e não fez, identificando o que faltou para essa concretização.
Passado revisto e concluído, vamos para as resoluções de Ano Novo. Mas não funcionará se partir do zero, de uma folha em branco, pois muitas coisas dependem do que já realizamos e como chegaremos às metas definidas. Observe dentre os itens que foram identificados no passado aqueles que estão próximos de realizar, bastando um leve empurrão ou uma determinação a mais. 
Não coloque para um único ano uma meta grandiosa demais para 12 meses. Mas coloque para este ano a parte possível de ser realizada. Exemplo: a compra da casa própria é meta a ser alcançada em vários anos consecutivos, considere para 2013 juntar a parte que precisará para a entrada. 
Metas menores são mais possíveis de serem atingidas e nos fazem felizes em alcançar passo a passo.Viagem, carro, casa, vestibular, 1o emprego, namorado, escrever um livro, rever alguém que não vê há  anos, arrumar armários, pintar a casa, ler mais livros, etc. 
Seja o que for que estiver em sua lista, procure identificar os passos necessários para atingir essas metas e... Vá em busca de seus sonhos e realizações. 
Adeus Ano Velho!!
Feliz Ano Novo!!
Que 2013 traga saúde, paz, amor, realizações e sonhos realizados.
Elianete Vieira

Cronica publicada em http://cooperativadeletras.wordpress.com/2012/12/30/escritora-convidada-elianete-vieira/



quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Rio 40 graus !

Ou seria, Rio 50 graus?

Mais um final de ano que visito o Rio de Janeiro para passar as festas com a minha família.
O calor antevisto foi superado pelo não previsto pelos melhores meteorologistas.

Dia 23 na estrada foi intercalado por pancadas de chuva e sol escaldante em cidades paulistas e fluminenses. Passando por Queimados, já na Baixada Fluminense, foi o temporal mais pesado, com raios de assustar e trovões superando o ambiente musical no interior do Siena Eli. Mas na capital não choveu.

Dia 24 foi um dia muito quente que terminou sem luz para muitos bairros cariocas que, sem ar condicionado, ventiladores e geladeira comemoraram o Natal numa noite quente olhando para o Papai Noel assando nas roupas vermelhas.

Dia 25 foi o dia mais quente do ano segundo a mídia noticiou: 43 graus com sensação de 50! Nos assustamos com a noticia na TV, pois normalmente não comentam altas temperaturas para não assustar o povo, mas neste Natal não conseguiram ocultar a quente realidade. -http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/12/rio-tem-sensacao-termica-de-50-c-e-cariocas-fazem-ceia-de-natal-na-praia.html

Dia 26 está sendo mais um dia muito quente com praias cariocas lotadas de turistas. Mais um dia com falta de energia em vários bairros na Zona Sul e Zona Oeste. - http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/12/relogio-marca-43c-no-centro-do-rio.html

Continuamos pedindo a Deus para nos enviar uma chuva que refresque um pouco esse caldeirão!

Elianete



terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Hoje é Natal

Nascimento Jesus
Amor fraterno
Ternura de criança
Abraços e calor
Luz e Fé

Jamais duvidar ou
Esquecer Deus
Saude, paz
União, Amor
Sobre a Terra

Natal é confraternização e comemoração do aniversario de Jesus, quem nos dá o amor maior, o amor a Deus.
É época de estarmos com a familia e ensinarmos a mensagem de Deus para os mais jovens, para que passem essa religiosidade para seus filhos.
É momento de muita festa e alegria, como queremos que seja o dia do nosso aniverário, e simbolicamente trocamos presentes com os entes mais queridos e caprichamos nos pratos à mesa.
É ainda momento de agradecermos pelas graças alcançadas.
Estou mais uma vez no Rio de Janeiro com minha família; Acho que este ano eu bati meu record de vindas para cá, por vários motivos, dentre eles aniversários dos amados.
Com eles em 2012 foram muitas realizações:
- Jan: momento de descongelar um sonho antigo e por para assar.
- Fev: Planejando uma viagem de 10 dias com minha sobrinha.
- Fev: com amigos na pizzaria de um grande amigo.
- Mar: Viagem à Itália, tão sonhada, realização antiga.
- Mar: nova editora: Scortecci
- Jun: nova edição meu 1o livro
- Ago: Bienal Internacional do Livro de SP
- Set: Rio, niver mamãe e maninha
- Set: Curso concebendo novo livro (coletivo)
- Out: 1o evento em livraria em SP
- Out: Entrega na editora de 2 livros
- Nov: Aprovação 3a edição do 1o livro
- Nov: Aprovação livro coletivo
- Dez: Aprovação do 2o livro
- Dez: Início da 3a edição do 1o livro
- Dez: Lançamento livro coletivo (meu livro 3)
Não deixando ainda de considerar saude, emprego, amigos, muitos novos amigos agora no meu lado literário, com a parceria Scortecci que mudou essa parte da minha vida.

2012 foi maravilhoso!
E 2013 o será mais ainda!

FELIZ NATAL para todos!
Com saude, paz e amor de Jesus sobre todos nós.
Elianete

sábado, 22 de dezembro de 2012

Poema de Natal

Hoje foi dia de preparativos para viajar. Minha família mora no Rio de Janeiro e eu em São Paulo. Então foi dia de cuidar do carro, ultimas compras, fazer mala, cuidar das plantas, últimos detalhes para ficar 8 dias fora. Tudo pronto? Acho que sim. :) hora de ler emails e facebook. Recebi um poema de Natal de um amigo que me permitiu postar aqui. Vejam que lindo:

Feliz Natal


Estava escuro e começou a clarear
Estava triste e começou a alegrar
Estava confuso e a ordem começou a se instalar
Estava só e pessoas começaram a se juntar

Ficou muito claro e o menino nasceu
Banhado em luz---Seu nome: “Jesus

Trazendo esperança de melhores dias
Mudando conceitos e transformando opiniões

Era o amor em forma de criança
Que iluminou aquele ambiente
E transformou corações

Feliz natal

E que neste dia tão especial
Possamos amar mais
Olhar para dentro e lembrar
Nem que for um momento
Que o amor está vinculado
Só com o amor e nada mais

Qualquer valor colocado
A frente do amor
O interceptara e o derrubará

Porque amor não é material
É feição, aproximação, compreensão,
Humildade e resignação
Para com tudo do que é do todo

É a vida – luz
Vinda da alma que seduz e conforta
Abrindo porta para também doar
Vida em forma de amor

Então perdoaremos mais
Compreenderemos mais
E transformaremos também
Nossos corações

Um feliz natal!

Por Sidnei O Morgado

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Novo Livro: Reciclando Vidas

Bom dia meus queridos leitores,

Hoje venho comentar sobre o lançamento do livro Reciclando Vidas escrito por 24 mãos. Evento realizado pela Escola do Escritor ontem em SP com sessão de autógrafos de 10 dos 12 autores deste livro coletivo.

Foi uma satisfação enorme receber as orientações do Prof Hamilton Castardo  realizou um brainstorming durante um curso e os doze deram ideias e juntos delinearam uma história muito interessante.

Em menos de 90 dias essa ideia foi apresentada numa recepção muito alegre aos visitantes:



Parabéns à todos e muito sucesso neste e nas próximas obras que realizarão. Doze profissionais de áreas distintas que se uniram em um único objetivo, atingiram a meta desejada e hoje têm algo em comum além da nova amizade: são escritores.




Abraços,
Elianete

sábado, 8 de dezembro de 2012

Segredo! Psiu!

Mamãe sempre diz que eu preciso guardar mais os meus segredos. :)
Afinal, são segredos e não algo para se sair por aí comentando a todos.

Eu entendo que segredos são aqueles que outras pessoas me contam sabendo que eu não falarei a ninguém, nem precisando me pedir por isso. Nossa! Quantas coisas eu já ouvi e vi ao longo de toda a minha vida (20 e poucos anos, certo Fabio Junior?) e ninguém sabe sequer que eu saiba ou tenha visto. Muitas que eu nem lembro mais o que eram de tão guardadas ficaram. Algumas que se eu contasse, nossa... rsrsrsrs nem quero lembrar ou pensar.

Mas quando o assunto sou eu... se eu não contar, será segredo. Se eu lhe pedir para não contar, será segredo. Mas se eu mesma contar, não será fofoca, não será quebra de segredo, mas apenas uma pessoa feliz dividindo com alguém algo muito importante que a está alegrando. Bem, pode ser que o segredo não seja tão bom assim e eu apenas precise dividir com alguém, que me apoie ou aconselhe, ou ainda, pode ser algo que eu precise falar em voz alta para me ouvir e entender melhor...

Pois bem, conto ou não conto? Não sei se alguém está lendo o que eu escrevo, neste caso, posso falar e ninguém lerá. Mas... e se amanhã ou depois alguém encontrar esse post e ler? Aí deixará de ser um segredo só meu porque mais alguém saberá!

Oba! Vou contar! :)

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Reciclando Vidas

Olá amigos,
Conforme comentei anteriormente, eu estou participando como coautora de um livro coletivo idealizado durante um curso que fiz em setembro/12.
Uma experiência fascinante onde 14 pessoas foram em busca de aprendizado em como se tornar um escritor e começaram a criar e escrever um conto de ficção durante o treinamento. Delas 12 optaram por seguir até o final e... em menos de 90 dias estaremos lançando o livro Reciclando Vidas e comemorando mais essa vitória.
E mais, fui uma das coordenadoras e apesar da pressão para vencer o tempo, foi excelente realizar esse trabalho de coordenação.


Você é nosso convidado especial. Lhe esperamos lá.




Cidade grande. Muitos viadutos, muitos mendigos, muitas histórias. Os marginalizados são excluídos da sociedade, vivem jogados pelas ruas e embaixo de viadutos. A vida pode levar alguém a viver nas ruas, mas sem abandonar seu talento nato. Até que um fato atinja sua emoção e o faça lutar por seus direitos e ideais colocando-o de volta na sociedade.
Reciclando Vidas nos leva a refletir sobre nossos preconceitos e o que o destino é capaz quando pensamos que nossos sonhos nunca serão realizados. As lições que a vida nos ensina, mostram que a sociedade não joga só o seu lixo fora, mas também talentos que podem ser "reciclados".


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

4 de dezembro de 2012

É o 339º dia do ano no calendário gregoriano neste ano bissexto. Faltam 27 para acabar o ano. Apenas 27!
É mais um ano que chega ao seu final, com realizações ou não, saúde ou não, alegrias ou não, novidades ou não, amores, desamores, trabalho, desemprego, nascimentos, mortes...
Alguns perceberam cada dia passar e estão felizes por ele terminar, pois trabalharam demais, estudaram demais, amaram demais, sofreram demais… que venham as férias!
Outros por fazerem tudo isso, nem se deram conta que mais um período em sua vida passou e, como diz a música de Chico Buarque, “o tempo passou na janela e só Carolina não viu”. Melhor seria dizer “Eu não vi!” porque é exactamente o que muitos comentam: “Nossa! O ano passou tão rápido que eu nem vi!”.
Ouvi na CBN nesta manhã do dia 4, o comentário de Mario Sergio Cortella sobre a obsessão pelas máquinas, dependência extrema e continua pelo automático, referenciando um pensamento de Paulo Bonfim que em 1926 citou em seu livro O Colecionador de Minutos “Se conseguirmos apenas usar a máquina, ao invés de amar a máquina, estaremos eliminando o maior perigo do nosso século”.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Novos livros!! Iupii

Bom diaaaaa

Nos últimos dias estive em contato direto com a Scortecci, que delícia ver projetos tomando forma!

Um dos motivos foi a 3a edição do livro Desvendando a Informatica na Melhor Idade. Sim, 3a edição, que máximo !  Dia 14/11 eu aprovei uma pequena alteração na capa e a atualização da bibliografia no miolo. Amanhã eu estarei na editora para assinar tudo, agilizando o processo para que o livro possa seguir para a impressão logo, pois o estoque está no finalzinho. GRAÇAS A DEUS !




O outro motivo é o livro coletivo que eu estou coordenando Reciclando Vidas que possui 12 coautores, conto de ficção MUITO legal!  Dia 8/11 enviei o .doc para ser diagramado após passar pela leitura crítica e revisão gramatical pelos Parceiros do Livro, e no dia 9/11 eu aprovei a capa que ficou EXCELENTE. Prefácio do Hamilton Castardo, nosso orientador neste livro. Amanhã também assinarei a capa deste livro liberando-a para a impressão (capa é impressa em separado do miolo, depois é que juntam tudo finalizando o livro.

Bom feriado !
Elianete



sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Nova participação em antologia

Domingo, eu li no site da Scortecci o lançamento de uma nova antologia Palavras Desavisadas de Tudo e fiquei pensando neste título sem inspiração para escrever.
 
Na descrição dizia "Serão 50 vagas ou até 250 páginas ou data limite de 31 de agosto de 2013, o que completar ou atingir primeiro."
 
Pensei então em não participar dessa antologia pois participei em Nossa História, Nossos Autores lançada na Bienal deste ano.
 

Na 3a feira, dia do rodízio do meu carro, cheguei cedinho na empresa e me encontrei com a Patricia Garisto, e comentei com ela sobre essa antologia. Juntas pensamos no significado do título, no que seriam palavras desavidades e as palavras brotaram.
 
Na hora eu escrevi um texto, ela leu e adorou. Pensei um pouco em palavras que rimassem com desavisadas e que tivessem relação com palavras e com isso eu completei a cronica.
 
Mas o trabalho me chamava, precisei parar de pensar na cronica.
 
Enquanto almoçava pensei novamente nas palavras desavisadas, voltei rapidinho e li várias vezes o texto ajustando aqui e ali e pronto! Enviei para a Scortecci.
 
Não demorou recebi um pdf para aprovação. À noite eu imprimi, modifiquei mais um pouquinho e preparei o envio. Mas ontem o dia foi super corrido e não consegui ir aos correios. Então hoje cedinho, passei pela editora e entreguei em mãos.
 
Pronto!

Farei parte da Antologia Palavras Desavisadas de tudo que a Scortecci lançará em dez/2013.
Duro será esperar até lá rsrsrsrs
 
Detalhes em http://www.scortecci.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=8314&friurl=:-Antologia-PALAVRAS-DESAVISADAS-DE-TUDO-:

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Novas fotos, obbaaaa

Ainda estou vivendo o momento do lançamento da semana passada.
Na empresa a vida segue seu curso normal, mas em casa...
Olho as redes sociais para ler o que os amigos escrevem.
Ontem atualizei o meu site. Vá conferir em www.elianetevieira.com
Hoje recebi algumas fotos feitas pelo meu amigo. Ficaram ótimas!
Obrigada pelo carinho, por ter abrilhantado o evento e pelas fotos também.
Querem ver? :)
Seguem abaixo.
Boa noite e bom descanso!
Elianete

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Mais um momento de princesa !

Como já comentei anteriormente, tudo que é muito bom na vida, demora para chegar, me deixa super ansiosa, e passa muito rápido.

Foram pouco mais de 3hs e ... acabou!

Bem, conforme comentei essa manhã, fui para o trabalho ansiosa e olhando o relógio para chegar logo no momento de ir para a livraria. Como deixei a mamãe trancada tive que sair cedo mesmo. E por ser o dia da abertura da Feira do automóvel no Anhembi, perto de onde eu trabalho, sai mais cedo ainda: 15h

Graças a Deus o transito estava bom. Logo cheguei em casa e começou o ritual.
Banho. Escova nos cabelos. Maquilagem. Vestido. Calçado. Batom.

Pronta, mamãe? Então vamos.

Saímos de casa às 17:27 e às 18h estávamos dentro da livraria na Av Paulista, coração empresarial de São Paulo. Logo meu grande amigo João chegou. Em seguida a Karina veio saber se estava tudo OK, tudo em ordem, se eu precisava de algo. Muito boa a sala para lançamentos da Livraria Martins Fontes Paulista. ADOREI !

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Jovem Pan 2

Chego ao trabalho. Ansiosa para o dia acabar logo.
Ligo o computador e me lembro que não divulguei para os colegas da empresa que não possuem Facebook sobre a entrevista publicada no Blog Melhor Idade da Ana Maria Penteado.

Acesso o site da Jovem Pan e busco pelo meu nome para agilizar no copy/paste do blog e...

PUBLICARAM !!!!

O meu bate papo com a Ana Maria foi ao ar dia 23/10/12 e está divulgada no site!
Minha voz no ar de uma grande emissora de rádio em São Paulo.

UAU !

Ouvi, contei para todo mundo. Enviei outro e-mail para os colegas da empresa com o link da entrevista além do link do blog já enviado.

Ouça aqui!

Nisso mamãe me liga: Você me deixou trancada em casa!

É HOJEEEE !!!!

Dia de lançamento!!
Acordo com o clarear do dia, bem antes do despertador.
Noite longa... não dormi bem... acordei várias vezes...
Sonhei que um amigo fazia as fotos do evento quando a bateria da câmera Canon terminou.
E meu sono? terminou junto rsrsrs

Me arrumei e fui para o trabalho levando na mochila tudo o que eu poderia precisar para me arrumar na empresa. Mas se o trabalho não estiver "pegando" sairei mais cedo para me arrumar em casa e pegar a mamãe.

Tchau mãe, até mais tarde, lá na livraria!
Beijos.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Jovem Pan

Véspera de Lançamento.
Dia de preparativos, planejamento e muita ansiedade.
Vestido passado. Calçado e bolsa que combinam, separados.
Mochila com todo o necessário para me arrumar na empresa pós o trabalho, arrumada.
Bateria da câmera fotográfica, carregada.
Smartphone com saldo e bateria carregada.
Computador ligado. Últimas divulgações.

AMIGOS! Espero vocês amanhã!

Ritual de todas as noites desde que marquei o lançamento na Martins Fontes Paulista:
- Atualizo a página do livro no Facebook.
- Atualizo o evento no Facebook.
- Atualizo o meu perfil no Facebook.
- envio alguns tuítes mais na tentativa de chamar a atenção das pessoas que me seguem e daqueles que ainda nem me conhecem.

É AMANHÃ !!!!

Mais uma vez acesso o blog Melhor Idade da Ana Maria Penteado em busca da minha entrevista. E... "manhêêêê... está publicada! A minha entrevista está no site. Venha ver !"

http://blogs.jovempan.uol.com.br/melhoridade/livro-ajuda-pessoas-da-terceira-idade-a-dominarem-o-uso-da-informatica/

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Nova conquista !


Boa tardeeeeee!

A cada passo que damos em direção a uma nova conquista sonhada e batalhada é um sucesso alcançado. É o alcance de um objetivo almejado. É mais um sonho realizado.

Esta manhã gravei uma entrevista para uma radio paulista. A jornalista leu meu livro e adorou. Disse que melhor explicado impossível. Conversamos por 15 minutos. 

Por enquanto é tudo o que eu posso dizer :) 

Quero guardar um pouco de segredo até o momento de ir ao ar, quando lhes informarei detalhes para que possam ouvir.

Estou super feliz com mais essa conquista com o livro "Desvendando a Informática na Melhor Idade"

Abraços,
Elianete

PS.: Livro 2 foi entregue à editora dia 16/10/2012 :)

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Lançamento e autógrafos dia 24/10/2012 !!!

Boa noite,

É muito bom quando temos boas novidades para contar, não é mesmo?

Para quem não pode me visitar na Bienal do Livro mas quer presentear alguém querido com o meu livro, teremos uma nova oportunidade para você estar comigo e obter o livro com dedicatória minha !!

Livraria Martins Fontes Paulista
Dia 24/10/2012 das 18:30 às 21:30


Ah! E não deixe de curtir a página do livro no Facebook !!

Abraço, Elianete

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Portal Informática para Maturidade.

Olá!
A cada matéria publicada sobre o meu livro, me sinto mais e mais feliz, por saber que estarei compartilhando meus conhecimentos com mais pessoas que querem aprender mais.
Hoje a Marcia Santos divulgou uma matéria no seu site Informática para Maturidade. Muito bom o trabalho que ela realiza divulgando informações sobre tecnologia, simplificando esse tema.
Beijos e boa semana!

Leia mais...

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Matéria Glorinha Cohen

Olá amigos,
A Glorinha Cohen publicou hoje em seu blog uma matéria comentando sobre o lançamento do meu livro na Bienal, inclusive mostrando algumas fotos. :)
Glorinha, querida, muito obrigada pela atenção e carinho!
O site é atualizado a cada 15 dias, então corra e leia logo :)
Beijos,
Elianete

Leia mais...

terça-feira, 4 de setembro de 2012

"Editoras têm bons resultados na Bienal do Livro"

"Editoras têm bons resultados na Bienal do Livro - DCI Diário Comércio Indústria & Serviços http://t.co/OQ4Ttzh2 via @jornal_dci"      @elianete_vieira on Twitter
Gosto de olhar as manchetes das notícias no Twitter após o almoço, lendo na íntegra aquelas que chamarem mais a minha atenção e "retuitando" as melhores (nas áreas de literatura, cinema e tecnologia).

A matéria que eu li ontem no DCI mostra números comprovando o sucesso da Bienal do Livro. Tomara que seja verdade, pois empresários investem na participação de eventos (livro, arte, informática, telecomunicações, noivas, bebês e crianças, etc.) não visando lucro imediato, mas participação institucional para que o mercado veja que a empresa está lá, no evento, participando.

domingo, 2 de setembro de 2012

João Scortecci inovando !

Amigos,

Hoje li uma publicação do editor João Scortecci sobre seu projeto de espalhar os livros pela cidade de São Paulo. 

João, espero que o publico alvo de sua apresentação absorva bem o seu recado e lhe apoie!

By João Scortecci
--------------------------
"Durante a 22ª Bienal do Livro de São Paulo (9 a 19 de agosto de 2012), no Anhembi, enviei carta aos 400 expositores falando do esgotamento do modelo do evento e da necessidade da feira sair da “caixinha” e ganhar a cidade de São Paulo. A proposta recebeu elogios e ganhou a grande mídia. Hoje lendo a Revista São Paulo (Folha de S. Paulo) encontrei a seguinte matéria sobre a Bienal de Artes: “Bienal espalha arte pela cidade” e uma declaração do curador-chefe Sr. Luís Pérez-Oramas: “Sempre disse que a bienal necessita da cidade, e não o contrário”. Gostaria de ver o mesmo acontecendo com os livros. Na próxima semana apresento o projeto para 20 editores descontentes e para três candidatos a prefeitura da cidade."

Boa sorte!!! Sucesso !!!
Elianete

SP, 02/09/2012

sábado, 1 de setembro de 2012

Falando em divulgação....


Extra! Extra!

Chegando em casa, recebi a Revista Em Condomínios, edição de set/12, que está sendo distribuída neste final de semana nos condomínios cadastrados. 

Meu livro, vejam!!!!

Quero agradecer imensamente à Anna Karina pelo apoio e divulgação, permitindo que as pessoas que querem aprender e não sabem por onde começar, tenham a oportunidade de descobrir uma literatura que poderá lhe auxiliar neste começo de aprendizado.

Abraço, Elianete
SP, 01/09/2012





domingo, 26 de agosto de 2012

O momento parece nunca chegar até que... se foi !


Amigos,

Costumamos ouvir as pessoas dizerem : 
- “Nossa! A vida passa tão rápido!” 
- “Meu dia precisa ter mais do que 24 horas!”

Ou então:
- “Não vejo a hora desse grande dia chegar!”
- “Meus dias são tão longos, não passam!”

Passamos dias, semanas, meses ou até mesmo anos, planejando algo e quando a data tão desejada chega, ela se evapora, esvaindo pelos nossos dedos e... passa!

Ficam as imagens em nossa memória e também nas fotos para que possamos olhar de vez em quando e ter a certeza de que aconteceram mesmo! Nos primeiros dias a conversa gira em torno dos resultados até que estes também ficam no passado, apenas na memória. Ou nas crônicas.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Minhas fotos, meus livros.

Amigos, 

Já estão publicadas em meu site as fotos que fizemos nos dias dos lançamentos em que participei:

10/08/12 - A Scortecci lançou a Antologia comemorativa dos seus 30 anos "Nossa História, Nossos Autores. Tenho participação no Volume 2.

11/08/12 - Lançamento do meu livro "Desvendando a Informática na Melhor Idade".

No site encontrarão além das fotos, detalhes sobre o livro, diário da autora, locais de vendas, sites onde o livro está divulgado, opinião de leitores, etc.

A Editora Scortecci já divulgou fotos dos autores e livros lançados nos dias 10 e 11 (aos poucos demais fotos estarão sendo divulgadas também). Vejam minha participação em http://www.scortecci.com.br, selecionando no menu à esquerda, na parte destinada à Bienal do Livro SP 2012, os links para os dias 10 e 11.

Abraço,
Elianete
SP, 22/08/2012




terça-feira, 21 de agosto de 2012

“A Bienal do Livro precisa sair do Anhembi e ganhar as ruas de São Paulo"


Amigos, 

Compartilho aqui também as novas idéias para um novo evento cultural, saindo de único local fechado para vários espaços culturais, ruas, parques, restaurantes, etc. 

E você ? o que opina? Gostou da idéia? Que tal compartilhar com seus amigos? :)


By João Scortecci
---------------------
“A Bienal do Livro precisa sair do Anhembi e ganhar as ruas de São Paulo
Apesar de críticas, Bienal do Livro encerra com recorde de público” é a nota da Folha de S. Paulo do último dia 19. A CBL fala em 750 mil visitantes. Parabéns, CBL; parabéns, Reed Exhibitions e, especialmente, parabéns, expositores, verdadeiros donos da festa.No dia 15, durante a Bienal, enviei carta aos 400 expositores criticando a organização e as condições do Pavilhão de Exposições do Anhembi para receber uma feira desse porte. A carta foi amplamente divulgada na mídia e creio ser do conhecimento de todos. Ela pode ser encontrada na Folha de S. Paulo com o título “Bienal do Livro de São Paulo está morrendo, diz editor em carta”.Voltando à matéria do dia 19 (último dia da Bienal), copio parte da declaração do Sr. José Danghesi, diretor da Reed Exhibitions: "As reformas nos banheiros, no piso e na parte elétrica melhoraram muito o Anhembi. Mas é claro que queremos mais. Um ar-condicionado, por exemplo, faria toda a diferença". Cabe aqui elogiá-lo e que fique o registro de suas promessas, que virão em benefício de todos. Finalmente teremos um pavilhão de exposições de primeiro mundo e digno de receber evento de tamanha importância.O que temos a lamentar – confesso que não esperava isso da atual diretoria da Câmara Brasileira do Livro – é o anúncio antecipado da 23ª edição da Bienal do Livro, no Anhembi, no período de 27 de agosto a 7 de setembro de 2014, sem antes reunir e conversar com sócios, parceiros e expositores. Feito assim, resta-nos esperar pela realização das promessas feitas – todas significativas e emergenciais – e então, na condição de expositor, decidir ou não participar da próxima festa do livro em São Paulo.Ficou a certeza de que valeu o grito de alerta e que a sugestão por mim apresentada em carta enviada aos 400 expositores, de que a Bienal do Livro precisa sair do Anhembi e ganhar as ruas de São Paulo, encontrou o seu lugar na planta das ideias possíveis. Com respeito e amizade.João Scorteccijrsp@scortecci.com.br”
----------------------

Eu divulguei via Twitter a entrevista sobre o assunto da CBN apresentada pelo Milton Jung no dia 20/09:  "A Bienal do Livro precisa sair do Anhembi e ganhar as ruas da cidade de São Paulo". http://t.co/Q9Ri5iCQ"

Acredito que com esse novo projeto mais pessoas se beneficiarão.

Elianete
SP, 21/08/2012






segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Matéria no Portal do Envelhecimento

Boa noite queridos leitores,
Oba! O Portal do Envelhecimento publicou hoje uma matéria sobre o meu livro, que máximo!
Não deixem de ler e comentar.
Beijos,
Elianete

Leia Mais...

domingo, 19 de agosto de 2012

Saudades da Bienal do Ibirapuera

Hoje é o último dia da Bienal do Livro de SP no Anhembi que ocorreu de 9 a 19/08/2012. 

Eu visitei nos dias 9, 10, 11, 13, 17 e hoje novamente. Três dias eu paguei estacionamento. Três dias eu fui de ônibus. O serviço de ônibus funcionou bem nos dias que eu fui, principalmente dias de maior movimento, 17 e 19, com grandes filas, mas lotando ônibus e saindo em seguida. Estava organizado, eficiente e confortável. A fila de mais de 200 pessoas assustava à primeira vista, mas estava bem organizada, com dois ou três ônibus sendo lotados simultaneamente.

Hoje cheguei às 11hs, uma multidão foi de ônibus e o estacionamento já estava lotado mesmo a R$30. Fiquei até 15hs e não vi filas nos banheiros nem lanchonetes, mas acredito que após esse horário tenha ficado bem mais complicado. Quando percebi que estava ficando difícil chegar aos livros e entrar nos estandes eu fui embora. Fui com uma amiga, rodamos tudo e mais um pouco, fizemos boas compras, livros garimpados e apenas 2 de uma lista que eu havia preparado previamente.

A reportagem da Folha de São Paulo (link) menciona "carta encaminhada aos cerca de 400 expositores, o editor João Scortecci, ex-diretor da CBL, declarou que 'a Bienal como ela é está morrendo'" e complementa que "'Terminada esta edição, iniciaremos uma comissão para discutir tudo isso. Queremos sempre melhorar', diz Karine Pansa, presidente da CBL."


Pelos comentários postados na matéria percebo o apoio que o editor vem recebendo quanto às melhorias sugeridas para este importante evento literário. Foi bom sim, mas tem muito espaço para melhorar, pois no mundo digital em que vivemos, o livro impresso ainda é o preferido dos leitores!!


Particularmente, eu gostava mais da Bienal do Livro quando era no prédio da Bienal do Ibirapuera que tem mais a cara deste evento. O Anhembi tem o metro a favor, mas ao mesmo tempo, pensar em voltar para casa depois de caminhar pelo pavilhão inteiro, carregando o peso dos livros adquiridos, não é animador...

Saindo do Anhembi fomos almoçar no shopping Center Norte que fica bem pertinho e observei muita gente com as sacolas cheias !


Elianete

SP, 19/08/2012



quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A divulgação de uma carta inicia uma discussão de mudanças


Amigos,

Hoje São Paulo acordou com a divulgação de uma carta do editor João Scortecci publicada pela Folha de São Paulo no caderno Ilustrada e rapidamente suas palavras foram propagadas por blogs e facebook. 

A matéria na integra poderá ser lida em “Bienal do Livro de São Paulo está morrendo, diz editor em carta  

Meu comentário para o editor naquele momento foi :
"Como leitora e escritora lhe dou todo meu apoio. Vários amigos meus comentaram que preferem comprar em livrarias que estão mais acessíveis. Evento quando muito concentrado gera afastamento do foco principal. A idéia de espalhar a feira pela cidade é excelente para que os diversos públicos possam ser atingidos. Crianças em parques, artes em museus, etc. Gostei de sua iniciativa."

domingo, 5 de agosto de 2012

Estudos, ontem e hoje.

Estive pensando em como teria sido a minha vida se quando eu nasci já existissem o computador pessoal e a internet.
Levávamos cadernos, lápis e borracha para a escola. A professora escrevia com giz em um quadro negro a matéria do dia e tínhamos que copiar tudo. Hoje, a professora até pode usar o quadro branco com canetas coloridas se quiser, mas existem o computador e o projetor para exibir uma matéria previamente pesquisada e redigida. Em algumas escolas, os alunos levam seus computadores pessoais, cada vez menores e mais leves, ou até mesmo tablets para acompanharem a pesquisa diretamente via internet.
Quando precisávamos fazer um trabalho de pesquisa, íamos às bibliotecas publicas pesquisar, ou mesmo, pegar emprestado um livro para levar para casa e devolver dias depois. Usávamos papel almaço para redigir nossos trabalhos e precisávamos ter uma letra clara para que a professora entendesse bem o que havíamos escrito para não perdermos pontos.

Relacionamentos virtuais

Eu faço amizades via internet desde 1995 quando esta foi liberada comercialmente no Brasil. Antes disso eu já acessava remotamente provedores chamados de BBS (Bulletin Board Systems) que permitiam trocar mensagens com outros usuários que acessavam o mesmo local. O detalhe é que na época os acessos eram via linha discada e a 2400bps. Hoje temos internet a cabo a 10Mbps ou mais, e ainda acessos via celular e wi-fi.
Desde então fiz novas amizades, virtuais inicialmente, mas que vieram a se tornar grandes amigos com os quais tenho contato e amizade até hoje.
Certa vez, eu e mais dois desses amigos, fomos capa do caderno de informática do Diário do ABC numa reportagem que versava sobre relacionamentos que começam no computador e migram para a vida real. Naquela época eu namorava um rapaz que havia conhecido desta forma.