sexta-feira, 1 de julho de 2016

Crítica ao novo romance de Mauricio de Sita



Mauricio Sita, extrapola a cada nova obra nos surpreendendo sempre com grandes textos.
Por ser um homem culto em várias áreas, começou publicando livros não ficcionais, muito bem redigidos, não exigindo qualquer conhecimento anterior para sua leitura e compreensão, apenas o desprendimento de se deixar levar pelas letrinhas.
Com aperfeiçoamento característico de sua personalidade, Mauricio acaba de lançar um romance - aquele projeto antigo e tão idealizado.
Ao ter o primeiro contato com a obra, em seu lançamento, confesso que me espantei com tamanha criatividade. A curiosidade me levou a começar e, em poucas horas (poucos dias) simplesmente devorei, porque o texto nos prende e nos atiça cada vez mais a descobrir pelo desenrolar da trama e o que acontecerá com seus personagens.
No início, ao relatar o relacionamento de dois jovens, prima por detalhes que nos transporta para o cenário da história que, embora eu não conheça o local, me senti como parte da turminha visualizando o pôr-do-sol.
Um capítulo puxa outro e quando percebi, acabou!
Martin e Manu descobrem o amor adolescente e amadurecem com a separação de um ano que se apresenta de repente. Neste ponto o livro nos leva às possibilidades de aprendizado e crescimento que um intercambio propicia.
Gostei muito dessa parte ao mostrar que, ao enfrentar o desconhecido, podemos encontrar muita coisa boa do outro lado. A reviravolta na vida do protagonista é grande atingindo aos que estão ao seu redor de forma positiva.
Além de romancear a vida, o livro ainda nos dá uma aula de empreendedorismo, nos fazendo sonhar com as possibilidades que muitas vezes não enxergamos. Claro que não contarei os detalhes: leia e descubra por si mesmo.
Mauricio, parabéns! Você se superou mais uma vez com uma obra muitíssimo bem redigida. Ritmo, ação, sexo, aventura, surpresa não faltam. Não tenho dúvida alguma que Casa dosDesejos será um best-seller.

Elianete Vieira, escritora.