domingo, 30 de dezembro de 2012

Adeus ano velho.

Hoje é 30/12. Falta apenas 1 dia para o término de 2012. 
Sempre que um momento especial se aproxima, olhamos para trás e buscamos pelo que falta para seguirmos em frente. Seja na véspera de prova, na véspera da tão sonhada viagem, na véspera de uma apresentação para a banca de mestrado, na véspera de nascer um filho, na véspera do casamento, etc.
E hoje como véspera de um novo ano, se você ainda não fez a retrospectiva de seu ano, aproveite pois ainda dá tempo. Procure lembrar de tudo o que planejou e realizou. Do que deu certo ou nem tanto. Do que planejou e não fez, identificando o que faltou para essa concretização.
Passado revisto e concluído, vamos para as resoluções de Ano Novo. Mas não funcionará se partir do zero, de uma folha em branco, pois muitas coisas dependem do que já realizamos e como chegaremos às metas definidas. Observe dentre os itens que foram identificados no passado aqueles que estão próximos de realizar, bastando um leve empurrão ou uma determinação a mais. 
Não coloque para um único ano uma meta grandiosa demais para 12 meses. Mas coloque para este ano a parte possível de ser realizada. Exemplo: a compra da casa própria é meta a ser alcançada em vários anos consecutivos, considere para 2013 juntar a parte que precisará para a entrada. 
Metas menores são mais possíveis de serem atingidas e nos fazem felizes em alcançar passo a passo.Viagem, carro, casa, vestibular, 1o emprego, namorado, escrever um livro, rever alguém que não vê há  anos, arrumar armários, pintar a casa, ler mais livros, etc. 
Seja o que for que estiver em sua lista, procure identificar os passos necessários para atingir essas metas e... Vá em busca de seus sonhos e realizações. 
Adeus Ano Velho!!
Feliz Ano Novo!!
Que 2013 traga saúde, paz, amor, realizações e sonhos realizados.
Elianete Vieira

Cronica publicada em http://cooperativadeletras.wordpress.com/2012/12/30/escritora-convidada-elianete-vieira/



quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Rio 40 graus !

Ou seria, Rio 50 graus?

Mais um final de ano que visito o Rio de Janeiro para passar as festas com a minha família.
O calor antevisto foi superado pelo não previsto pelos melhores meteorologistas.

Dia 23 na estrada foi intercalado por pancadas de chuva e sol escaldante em cidades paulistas e fluminenses. Passando por Queimados, já na Baixada Fluminense, foi o temporal mais pesado, com raios de assustar e trovões superando o ambiente musical no interior do Siena Eli. Mas na capital não choveu.

Dia 24 foi um dia muito quente que terminou sem luz para muitos bairros cariocas que, sem ar condicionado, ventiladores e geladeira comemoraram o Natal numa noite quente olhando para o Papai Noel assando nas roupas vermelhas.

Dia 25 foi o dia mais quente do ano segundo a mídia noticiou: 43 graus com sensação de 50! Nos assustamos com a noticia na TV, pois normalmente não comentam altas temperaturas para não assustar o povo, mas neste Natal não conseguiram ocultar a quente realidade. -http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/12/rio-tem-sensacao-termica-de-50-c-e-cariocas-fazem-ceia-de-natal-na-praia.html

Dia 26 está sendo mais um dia muito quente com praias cariocas lotadas de turistas. Mais um dia com falta de energia em vários bairros na Zona Sul e Zona Oeste. - http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/12/relogio-marca-43c-no-centro-do-rio.html

Continuamos pedindo a Deus para nos enviar uma chuva que refresque um pouco esse caldeirão!

Elianete



terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Hoje é Natal

Nascimento Jesus
Amor fraterno
Ternura de criança
Abraços e calor
Luz e Fé

Jamais duvidar ou
Esquecer Deus
Saude, paz
União, Amor
Sobre a Terra

Natal é confraternização e comemoração do aniversario de Jesus, quem nos dá o amor maior, o amor a Deus.
É época de estarmos com a familia e ensinarmos a mensagem de Deus para os mais jovens, para que passem essa religiosidade para seus filhos.
É momento de muita festa e alegria, como queremos que seja o dia do nosso aniverário, e simbolicamente trocamos presentes com os entes mais queridos e caprichamos nos pratos à mesa.
É ainda momento de agradecermos pelas graças alcançadas.
Estou mais uma vez no Rio de Janeiro com minha família; Acho que este ano eu bati meu record de vindas para cá, por vários motivos, dentre eles aniversários dos amados.
Com eles em 2012 foram muitas realizações:
- Jan: momento de descongelar um sonho antigo e por para assar.
- Fev: Planejando uma viagem de 10 dias com minha sobrinha.
- Fev: com amigos na pizzaria de um grande amigo.
- Mar: Viagem à Itália, tão sonhada, realização antiga.
- Mar: nova editora: Scortecci
- Jun: nova edição meu 1o livro
- Ago: Bienal Internacional do Livro de SP
- Set: Rio, niver mamãe e maninha
- Set: Curso concebendo novo livro (coletivo)
- Out: 1o evento em livraria em SP
- Out: Entrega na editora de 2 livros
- Nov: Aprovação 3a edição do 1o livro
- Nov: Aprovação livro coletivo
- Dez: Aprovação do 2o livro
- Dez: Início da 3a edição do 1o livro
- Dez: Lançamento livro coletivo (meu livro 3)
Não deixando ainda de considerar saude, emprego, amigos, muitos novos amigos agora no meu lado literário, com a parceria Scortecci que mudou essa parte da minha vida.

2012 foi maravilhoso!
E 2013 o será mais ainda!

FELIZ NATAL para todos!
Com saude, paz e amor de Jesus sobre todos nós.
Elianete

sábado, 22 de dezembro de 2012

Poema de Natal

Hoje foi dia de preparativos para viajar. Minha família mora no Rio de Janeiro e eu em São Paulo. Então foi dia de cuidar do carro, ultimas compras, fazer mala, cuidar das plantas, últimos detalhes para ficar 8 dias fora. Tudo pronto? Acho que sim. :) hora de ler emails e facebook. Recebi um poema de Natal de um amigo que me permitiu postar aqui. Vejam que lindo:

Feliz Natal


Estava escuro e começou a clarear
Estava triste e começou a alegrar
Estava confuso e a ordem começou a se instalar
Estava só e pessoas começaram a se juntar

Ficou muito claro e o menino nasceu
Banhado em luz---Seu nome: “Jesus

Trazendo esperança de melhores dias
Mudando conceitos e transformando opiniões

Era o amor em forma de criança
Que iluminou aquele ambiente
E transformou corações

Feliz natal

E que neste dia tão especial
Possamos amar mais
Olhar para dentro e lembrar
Nem que for um momento
Que o amor está vinculado
Só com o amor e nada mais

Qualquer valor colocado
A frente do amor
O interceptara e o derrubará

Porque amor não é material
É feição, aproximação, compreensão,
Humildade e resignação
Para com tudo do que é do todo

É a vida – luz
Vinda da alma que seduz e conforta
Abrindo porta para também doar
Vida em forma de amor

Então perdoaremos mais
Compreenderemos mais
E transformaremos também
Nossos corações

Um feliz natal!

Por Sidnei O Morgado

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Novo Livro: Reciclando Vidas

Bom dia meus queridos leitores,

Hoje venho comentar sobre o lançamento do livro Reciclando Vidas escrito por 24 mãos. Evento realizado pela Escola do Escritor ontem em SP com sessão de autógrafos de 10 dos 12 autores deste livro coletivo.

Foi uma satisfação enorme receber as orientações do Prof Hamilton Castardo  realizou um brainstorming durante um curso e os doze deram ideias e juntos delinearam uma história muito interessante.

Em menos de 90 dias essa ideia foi apresentada numa recepção muito alegre aos visitantes:



Parabéns à todos e muito sucesso neste e nas próximas obras que realizarão. Doze profissionais de áreas distintas que se uniram em um único objetivo, atingiram a meta desejada e hoje têm algo em comum além da nova amizade: são escritores.




Abraços,
Elianete

sábado, 8 de dezembro de 2012

Segredo! Psiu!

Mamãe sempre diz que eu preciso guardar mais os meus segredos. :)
Afinal, são segredos e não algo para se sair por aí comentando a todos.

Eu entendo que segredos são aqueles que outras pessoas me contam sabendo que eu não falarei a ninguém, nem precisando me pedir por isso. Nossa! Quantas coisas eu já ouvi e vi ao longo de toda a minha vida (20 e poucos anos, certo Fabio Junior?) e ninguém sabe sequer que eu saiba ou tenha visto. Muitas que eu nem lembro mais o que eram de tão guardadas ficaram. Algumas que se eu contasse, nossa... rsrsrsrs nem quero lembrar ou pensar.

Mas quando o assunto sou eu... se eu não contar, será segredo. Se eu lhe pedir para não contar, será segredo. Mas se eu mesma contar, não será fofoca, não será quebra de segredo, mas apenas uma pessoa feliz dividindo com alguém algo muito importante que a está alegrando. Bem, pode ser que o segredo não seja tão bom assim e eu apenas precise dividir com alguém, que me apoie ou aconselhe, ou ainda, pode ser algo que eu precise falar em voz alta para me ouvir e entender melhor...

Pois bem, conto ou não conto? Não sei se alguém está lendo o que eu escrevo, neste caso, posso falar e ninguém lerá. Mas... e se amanhã ou depois alguém encontrar esse post e ler? Aí deixará de ser um segredo só meu porque mais alguém saberá!

Oba! Vou contar! :)

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Reciclando Vidas

Olá amigos,
Conforme comentei anteriormente, eu estou participando como coautora de um livro coletivo idealizado durante um curso que fiz em setembro/12.
Uma experiência fascinante onde 14 pessoas foram em busca de aprendizado em como se tornar um escritor e começaram a criar e escrever um conto de ficção durante o treinamento. Delas 12 optaram por seguir até o final e... em menos de 90 dias estaremos lançando o livro Reciclando Vidas e comemorando mais essa vitória.
E mais, fui uma das coordenadoras e apesar da pressão para vencer o tempo, foi excelente realizar esse trabalho de coordenação.


Você é nosso convidado especial. Lhe esperamos lá.




Cidade grande. Muitos viadutos, muitos mendigos, muitas histórias. Os marginalizados são excluídos da sociedade, vivem jogados pelas ruas e embaixo de viadutos. A vida pode levar alguém a viver nas ruas, mas sem abandonar seu talento nato. Até que um fato atinja sua emoção e o faça lutar por seus direitos e ideais colocando-o de volta na sociedade.
Reciclando Vidas nos leva a refletir sobre nossos preconceitos e o que o destino é capaz quando pensamos que nossos sonhos nunca serão realizados. As lições que a vida nos ensina, mostram que a sociedade não joga só o seu lixo fora, mas também talentos que podem ser "reciclados".


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

4 de dezembro de 2012

É o 339º dia do ano no calendário gregoriano neste ano bissexto. Faltam 27 para acabar o ano. Apenas 27!
É mais um ano que chega ao seu final, com realizações ou não, saúde ou não, alegrias ou não, novidades ou não, amores, desamores, trabalho, desemprego, nascimentos, mortes...
Alguns perceberam cada dia passar e estão felizes por ele terminar, pois trabalharam demais, estudaram demais, amaram demais, sofreram demais… que venham as férias!
Outros por fazerem tudo isso, nem se deram conta que mais um período em sua vida passou e, como diz a música de Chico Buarque, “o tempo passou na janela e só Carolina não viu”. Melhor seria dizer “Eu não vi!” porque é exactamente o que muitos comentam: “Nossa! O ano passou tão rápido que eu nem vi!”.
Ouvi na CBN nesta manhã do dia 4, o comentário de Mario Sergio Cortella sobre a obsessão pelas máquinas, dependência extrema e continua pelo automático, referenciando um pensamento de Paulo Bonfim que em 1926 citou em seu livro O Colecionador de Minutos “Se conseguirmos apenas usar a máquina, ao invés de amar a máquina, estaremos eliminando o maior perigo do nosso século”.