É mais um ano que chega ao seu final, com realizações ou
não, saúde ou não, alegrias ou não, novidades ou não, amores, desamores,
trabalho, desemprego, nascimentos, mortes...
Alguns perceberam cada dia passar e estão felizes por ele
terminar, pois trabalharam demais, estudaram demais, amaram demais, sofreram
demais… que venham as férias!
Outros por fazerem tudo isso, nem se deram conta que mais
um período em sua vida passou e, como diz a música de Chico Buarque, “o tempo
passou na janela e só Carolina não viu”. Melhor seria dizer “Eu não vi!” porque
é exactamente o que muitos comentam: “Nossa! O ano passou tão rápido que eu nem
vi!”.
Ouvi na CBN nesta manhã do dia 4, o comentário de Mario
Sergio Cortella sobre a obsessão pelas máquinas, dependência extrema e continua
pelo automático, referenciando um pensamento de Paulo Bonfim que em 1926 citou
em seu livro O Colecionador de Minutos “Se conseguirmos apenas usar a
máquina, ao invés de amar a máquina, estaremos eliminando o maior perigo do
nosso século”.
Essa frase escrita no início do século passado foi
premonitória, pois a sociedade (dita) moderna do Século XXI, alega que as
máquinas vieram para facilitar a nossa vida, agilizar e facilitar as tarefas, e
nos vemos a cada dia mais dependentes dela, tanto física quanto emocionalmente.
Muitos não sabem sequer conversar com seus familiares
quando lhes falta a luz à noite, antecipando a ida para a cama, ou ainda, mais
moderno ainda, utilizam o celular para ouvir música, ouvir noticias no rádio,
ler e-books, navegar na internet que acaba sendo mais um meio de reclamar via
Twitter ou outra rede social que, “estou sem luz em casa” ou ainda “e agora? O
que eu faço?”
Pois é, o que faremos com estes apenas 27 dias que nos
restam em 2012? Com certeza muita coisa: provas escolares para alguns, trabalho
para outros, confraternização com amigos de escola, trabalho, virtuais, muitas
festas ao longo do mês, preparativos para as festas de Natal e Ano Novo, muitas
compras de presentes e itens de última hora.
Hoje é dia 4, mas minha agenda já está fechada, lotada,
compromissada, repleta de afazeres, obrigações e lazer. Já estou abrindo a
agenda de 2013, começando pelo dia 2, quando retornarei ao trabalho após voltar
da visita que farei para minha família em outro estado.
Bom Dezembro. Boas Festas. Próspero 2013 para todos. Até
dia 4 de Janeiro de 2013. J
Elianete
Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário