terça-feira, 4 de dezembro de 2012

4 de dezembro de 2012

É o 339º dia do ano no calendário gregoriano neste ano bissexto. Faltam 27 para acabar o ano. Apenas 27!
É mais um ano que chega ao seu final, com realizações ou não, saúde ou não, alegrias ou não, novidades ou não, amores, desamores, trabalho, desemprego, nascimentos, mortes...
Alguns perceberam cada dia passar e estão felizes por ele terminar, pois trabalharam demais, estudaram demais, amaram demais, sofreram demais… que venham as férias!
Outros por fazerem tudo isso, nem se deram conta que mais um período em sua vida passou e, como diz a música de Chico Buarque, “o tempo passou na janela e só Carolina não viu”. Melhor seria dizer “Eu não vi!” porque é exactamente o que muitos comentam: “Nossa! O ano passou tão rápido que eu nem vi!”.
Ouvi na CBN nesta manhã do dia 4, o comentário de Mario Sergio Cortella sobre a obsessão pelas máquinas, dependência extrema e continua pelo automático, referenciando um pensamento de Paulo Bonfim que em 1926 citou em seu livro O Colecionador de Minutos “Se conseguirmos apenas usar a máquina, ao invés de amar a máquina, estaremos eliminando o maior perigo do nosso século”.
Essa frase escrita no início do século passado foi premonitória, pois a sociedade (dita) moderna do Século XXI, alega que as máquinas vieram para facilitar a nossa vida, agilizar e facilitar as tarefas, e nos vemos a cada dia mais dependentes dela, tanto física quanto emocionalmente.
Muitos não sabem sequer conversar com seus familiares quando lhes falta a luz à noite, antecipando a ida para a cama, ou ainda, mais moderno ainda, utilizam o celular para ouvir música, ouvir noticias no rádio, ler e-books, navegar na internet que acaba sendo mais um meio de reclamar via Twitter ou outra rede social que, “estou sem luz em casa” ou ainda “e agora? O que eu faço?”
Pois é, o que faremos com estes apenas 27 dias que nos restam em 2012? Com certeza muita coisa: provas escolares para alguns, trabalho para outros, confraternização com amigos de escola, trabalho, virtuais, muitas festas ao longo do mês, preparativos para as festas de Natal e Ano Novo, muitas compras de presentes e itens de última hora.
Hoje é dia 4, mas minha agenda já está fechada, lotada, compromissada, repleta de afazeres, obrigações e lazer. Já estou abrindo a agenda de 2013, começando pelo dia 2, quando retornarei ao trabalho após voltar da visita que farei para minha família em outro estado.
Bom Dezembro. Boas Festas. Próspero 2013 para todos. Até dia 4 de Janeiro de 2013. J
Elianete Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário