Hoje é o último dia da Bienal do Livro de SP no Anhembi que ocorreu de 9 a 19/08/2012.
Eu visitei nos dias 9, 10, 11, 13, 17 e hoje novamente. Três dias eu paguei estacionamento. Três dias eu fui de ônibus. O serviço de ônibus funcionou bem nos dias que eu fui, principalmente dias de maior movimento, 17 e 19, com grandes filas, mas lotando ônibus e saindo em seguida. Estava organizado, eficiente e confortável. A fila de mais de 200 pessoas assustava à primeira vista, mas estava bem organizada, com dois ou três ônibus sendo lotados simultaneamente.
Hoje cheguei às 11hs, uma multidão foi de ônibus e o estacionamento já estava lotado mesmo a R$30. Fiquei até 15hs e não vi filas nos banheiros nem lanchonetes, mas acredito que após esse horário tenha ficado bem mais complicado. Quando percebi que estava ficando difícil chegar aos livros e entrar nos estandes eu fui embora. Fui com uma amiga, rodamos tudo e mais um pouco, fizemos boas compras, livros garimpados e apenas 2 de uma lista que eu havia preparado previamente.
A reportagem da Folha de São Paulo (link) menciona "carta encaminhada aos cerca de 400 expositores, o editor João Scortecci, ex-diretor da CBL, declarou que 'a Bienal como ela é está morrendo'" e complementa que "'Terminada esta edição, iniciaremos uma comissão para discutir tudo isso. Queremos sempre melhorar', diz Karine Pansa, presidente da CBL."
Pelos comentários postados na matéria percebo o apoio que o editor vem recebendo quanto às melhorias sugeridas para este importante evento literário. Foi bom sim, mas tem muito espaço para melhorar, pois no mundo digital em que vivemos, o livro impresso ainda é o preferido dos leitores!!
Particularmente, eu gostava mais da Bienal do Livro quando era no prédio da Bienal do Ibirapuera que tem mais a cara deste evento. O Anhembi tem o metro a favor, mas ao mesmo tempo, pensar em voltar para casa depois de caminhar pelo pavilhão inteiro, carregando o peso dos livros adquiridos, não é animador...
Saindo do Anhembi fomos almoçar no shopping Center Norte que fica bem pertinho e observei muita gente com as sacolas cheias !
Elianete
SP, 19/08/2012

Nenhum comentário:
Postar um comentário