domingo, 26 de agosto de 2012

O momento parece nunca chegar até que... se foi !


Amigos,

Costumamos ouvir as pessoas dizerem : 
- “Nossa! A vida passa tão rápido!” 
- “Meu dia precisa ter mais do que 24 horas!”

Ou então:
- “Não vejo a hora desse grande dia chegar!”
- “Meus dias são tão longos, não passam!”

Passamos dias, semanas, meses ou até mesmo anos, planejando algo e quando a data tão desejada chega, ela se evapora, esvaindo pelos nossos dedos e... passa!

Ficam as imagens em nossa memória e também nas fotos para que possamos olhar de vez em quando e ter a certeza de que aconteceram mesmo! Nos primeiros dias a conversa gira em torno dos resultados até que estes também ficam no passado, apenas na memória. Ou nas crônicas.


E para mim, a 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo em 2012, demorou a chegar e, quando chegou, passou voando, como tudo na vida! :)

Em março quando acordei com a Editora Scortecci o lançamento da 2ª edição do meu livro, me pareceu que agosto estava longe demais. O editor me disse “que nada, num instante chegará o dia!”  Preparando o livro, aprovando a capa, pegando o livro quentinho nas mãos, combinando o banner e os marcadores, escolhendo a arte para fazer minha camiseta de lançamento, enfim... Focando na divulgação entre amigos e conquistando novos canais de divulgação, o tão esperado momento chegou ! 

Dia 9 de agosto amanheceu, fui para o trabalho e esperei ansiosa pelo horário do almoço quando iria visitar a Bienal. O evento foi inaugurado oficialmente no momento em que eu visitava o Anhembi para conhecer em primeira mão o local do lançamento do meu livro e aproveitando para pegar o meu crachá de Profissional do Livro, cujo credenciamento fiz com antecedência para garantir! Olhei um pouco a avenida principal buscando pela Rua M onde estava o estande da Editora Scortecci.  Vi o Carlos Tramontina entrando ao vivo no SPTV para a inauguração oficial da 22a Bienal Internacional do Livro de SP. Fiquei perto dele, mas acredito que o foco do camera man nem tenha me visto. Minha câmera fotográfica começou a registrar naquele momento e não parou mais... (fotos no site!)

Percorri a Avenida 1 olhando os estandes das editoras com anúncios de preços baixos já na abertura e estranhei, pois esperava ver apenas lançamentos e vi muitos livros e revistas que já tenho sendo vendidos por pechinchas. Chegando à Rua M, encontrei a Biblioteca Nacional e, em seguida, à sua frente, encontrei a Editora Scortecci. Entrando no estande encontrei a Adriana que, sabendo como sou curiosa, já me levou para a estante onde estava meu livro, mostrando a prateleira com os livros novinhos! Registramos essa visita com uma foto, conheci mais algumas colaboradoras da editora que ali estavam para engrandecer o evento. Naquela noite, chegaram do Rio de Janeiro, minha mãe (a garota da capa), irmã e sobrinha, também ansiosas pelo grande momento.

No dia 10 de agosto, fomos mais cedo para o Anhembi, para olharmos um pouco da feira do livro antes de irmos para o estande Scortecci. Neste dia, ocorreu o lançamento da antologia "Nossa História, Nossos Autores", comemorativa dos 30 anos da Scortecci, onde eu participo com uma crônica no Vol II . O estande “bombou” de visitantes! Eram 200 autores e eu acredito que grande maioria esteve no local prestigiando o lançamento, junto com familiares e amigos. Além da Antologia estavam sendo lançados alguns livros e seus autores estavam presentes autografando-os.  Eu acredito que no mínimo passaram por ali após 19hs umas 350 pessoas (ou mais). Sucesso total o lançamento! Não resisti, fiz foto do João com a Paola e publiquei na hora no Facebook o movimento que estava no estande.

No dia 11 de agosto, mais uma vez, fomos mais cedo para o Anhembi e olhamos mais um pouco da feira. Minha família comprou muitos livros, para leitura pessoal e para presentear também. Eu mesma ganhei um livro de presente. :)

Mas o dia 11 de agosto de 2012 foi também o meu dia D !!!  

Dia do lançamento da 2a edição do meu livro "Desvendando a Informática na Melhor Idade", agora pela Editora Scortecci, com sessão de autógrafos, visita de amigos, sessão de fotos, me senti uma princesa !!! Conheci algumas das amigas escritoras que até então eram virtuais.

Mas falando sério, foi um momento inesquecível, de um prazer inenarrável, fazer parte de um evento tão grandioso e tradicional, não apenas como leitora e compradora (sou feito traça para papel), mas agora como parte do mundo literário, contribuindo para o engrandecimento da educação no Brasil, com um livro de informática educativo, contribuindo ainda para a inclusão digital daqueles que ainda não tiveram a oportunidade de aprender a manejar uma máquina - um computador – e falar a mesma língua e se comunicar via internet com amigos e parentes distantes.

Agora posso dizer que faço parte de um mundo novo bem diferente daquele que vivi até agora (sou profissional de tecnologia). Agora sou eu quem está desvendando os segredos e nuances do mundo literário, onde iniciar é difícil como qualquer outro mundo, qualquer outra profissão, mas também encontramos parceiros, professores, apoiadores e porque não cuidadores! Certo Marilice Costi?  Desde que escolhi a Scortecci entrei para um circulo de amigos que me ensinam coisas novas todos os dias, que apóiam que orientam que pedem conselhos e orientação e estão prontos para trocar informação o tempo todo.

“Desvendando a Informática na Melhor Idade” é o título que eu escolhi por melhor definir o formato que dei ao livro, entendendo que melhor idade, não somente é aplicável às pessoas maduras, mas também é aplicável à idade em que nos encontramos hoje, quando ainda queremos aprender mais, descobrir coisas novas, pois se o conhecimento não ocupa espaço, sempre cabe um pouco mais, nunca é tarde para aprendermos algo novo! Certo? E eu estou aprendendo muito com o editor João Scortecci, com algumas novas amigas que lançaram livros comigo, com alguns amigos ainda virtuais também escritores da Scortecci, e alguns outros escritores que conheci neste momento de ampliação de conhecimentos, de divulgação do meu livro na Bienal, neste momento de fortalecimento deste novo networking! 

Ah! Faltam as fotos não é mesmo? Elas estão em www.elianetevieira.com

No dia 13 foi o coquetel de aniversário da editora, com lindas e merecidas homenagens ao editor que completou 30 anos à frente de um sonho que se tornando real, concedeu a realidade literária a mais de 6mil escritores. Durante todo o evento, uma TV mostrava uma retrospectiva dos 30 anos da editora, mostrando um sem número de fotos, registros de autores e amigos, lançamentos e muito trabalho realizado, representando a história do Grupo Editorial Scortecci. Uma foto minha com meu livro estava entre tantas outras, ali, como parte da história da editora e como parte da minha vida também, pois a Scortecci faz parte de uma forma significativa de minha vida.

Agradeço a DEUS pela oportunidade de contribuir por um mundo melhor !!

Abraços e beijos,
Elianete
SP, 26/08/2012

2 comentários:

  1. Oie! Passei aqui...

    Finalmente um blog seu!!! Mas você tem que compactar mais as mensagens, esse texto ficou grande! Não temos mais tempo de ficar lendo e lendo e lendo, né?

    Outra coisa que você poderia fazer é colocar a divisão de texto na pagina principal. Tipo, aparece na home o texto com umas palavras até onde vc quiser e um link "continue lendo" pra ver o resto do post. Assim a home fica mais leve e menor... ;-)

    Ah... e fotos e ilustrções sempre! :-)

    Beijos e sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  2. kkkkk
    Obrigada pelo comentário e dicas.
    Pelo visto preciso receber aulas, porque não sei (ainda) fazer essa divisão que você mencionou :)
    Em outros posts tem fotos. Mas as fotos da Bienal estão mesmo é no site. :)
    Obg e beijos!

    ResponderExcluir